terça-feira, 7 de junho de 2011

Eu x panelas, a revanche!

Eu já comentei aqui que não sou amiga das panelas. Talvez a explicação para isso seja que lá pelos meus 10 / 12 anos fui preparar um bolo de chocolate para o meu pai. Na receita dizia, entre outros ingredientes, 3 c de azeite.

- O que eu fiz?

Coloquei 3 copos de azeite, ao invés de 3 colheres. Nem preciso dizer que o tal bolo fritava no forno. Eu, sabiamente, abri o forno para poder tirar, com uma colher, o excedente de óleo. Digamos que ficou assim: uma sola de sapato de chocolate frita, se é que dá para imaginar.

Mas eis que sexta-feira fui convidada pela amiga Tânia para jantar em sua casa. Ela saiu do trabalho às 18h, foi ao mercado e às 20h30 estava com tudo pronto, um maravilhoso risoto de camarão, inclusive uma maionese feita em casa, que adoro!

Eu, certamente, precisaria do dobro de tempo. Sou o próprio "Mr. Bean" na cozinha, mas o que ainda não falei aqui no blog é que sou teimosa para algumas coisas. Daí, o título do post de hoje.

Vendo o desembaraço da Tânia me animei!

Minha colega,  Simone,  ensinou-me a fazer o molho mais fácil do mundo, com toque caseiro. Mais fácil que esse, só os prontos! Até eu consegui, acreditem!

Começa assim: 1 dente de alho picado refogado em pouco azeite de oliva, 1 lata de tomates inteiros. Deu!
Primeiro, amei que o molho não vai cebolas. Adoro as ditas, mas detesto o cheiro nas mãos que ficam para o resto do final de semana, sem falar na choradeira ao descascá-las.

Voltando ao super molho, é só dar o seu toque pessoal: eu acrescentei azeitonas e sardinhas. Ficou perfeito!
Ah, já ia me esquecendo e folhinhas do meu maravilhoso manjericão. Você já ouviu falar em manjericão de estimação? (Pois é, o meu cuido como se fosse meu pet. Levei para dentro de casa para não pegar frio, coitadinho!)

Pronto, em pouquíssimo tempo eu tinha um molho dos deuses para comer com uma massa Barilla (que é a única que me atrevo, pois não gruda).

Deixa eu declarar aqui uma experiência aterrorizante:  você já se deu conta das dezenas de tipos de arroz que existem hoje? É assustador passar nesse corredor do supermercado. São tantos que imagino nunca mais saberei quem é quem no mundo do arroz. Fui, inocentemente, procurar um para aprender a fazer risoto, já que consegui uma amiga que vai me ensinar, in loco!

Até arroz em formato de coração já existe para jogar nas noivinhas ao saírem da igreja. Sabiam? (brincadeirinhaaaaa! esses são de plástico).

Continuarei sendo teimosa, pois entre um dia de coragem e outro, vou me aventurar na cozinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário