quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Eu curto, eu cuido!

Há anos que eu não consigo mais misturar lixo orgânico com lixo seco.
Imagina uma casca de melancia toda melequenta no meio de papéis e plásticos.
- Imaginou??
- Você consegue misturá-los sem peso na consciência?

Pois bem, reclamamos o tempo todo de nossos governantes e quando eles resolvem implantar algo já usado em países do primeiro mundo, o que fazemos? colocamos toda a iniciativa, literalmente, no lixo.

Estou falando da minha indignação com o mal uso dos contâineres de lixo orgânico instalados em POA. São 1200 ao todo.

O que está acontecendo: os cidadãos estão colocando todo e qualquer lixo dentro deles. Entendo que o volume de lixo seco produzido é infinitamente maior, com isso, as pessoas querem é se livrar do "sacão" que atravanca as diminutas áreas de serviço. Mas isso não pode servir de desculpa, pois a coleta seletiva permanece!

Observem:  os catadores abrem os sacos para pegar o material reciclado que está misturado com o orgânico. Estou com pena das calçadas que eram limpas e hoje estão melecadas!
Nos contâineres lotados com caixas não sobra espaço para o lixo orgânico que vai parar diretamente no chão. O cachorrinho vai ali e rasga o saquinho e...use a imaginação novamente e descobrirá!

Além disso, já vi catador dentro do contâiner e vi, também, sofá. E sei que não vi tudo!

Outro fato é que o lixo a ser reciclado está sendo contaminado pelo orgânico e o orgânico não pode ser corretamente depositado, pois está com reciclados no meio. Deu para entender a verdadeira chafurda que está acontecendo?

A coleta seletiva continua, portanto, deveríamos manter a rotina da separação.

A minha grande dúvida é se a Prefeitura de POA não deveria ter instalado 2 contêineres, lado a lado, um para lixo seco e outro para orgânico. Atualmente dos 1200 pontos, teriamos 600, porém um para cada tipo!

Se isso fosse implementado, você cidadão, conseguiria colocar uma sacolinha em cada um?

Porém, enquanto isso não acontece, custa ser educado e fazer o uso CORRETO a que se propõem os ditos?

A cidade também é sua, não esqueça!
Foto tirada na rua Padre Chagas, Bairro Moinhos de Vento (o mais chique da cidade. Será?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário