quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Acorda, Rio Grande!

Hoje é um daqueles dias que tenho vergonha de ser gaúcha. Ao ler a matéria sobre a educação no Rio Grande do Sul, na ZH de hoje (páginas 40 a 43), fiquei extremamente triste.

Nosso Estado está entre um dos piores do País, ficando abaixo da meta do IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, no ensino médio (de 3,9, em 2009, caimos para 3,7). A média nos países desenvolvidos é 6. No ensino fundamental tivemos um crescimento tímido nos anos iniciais e uma estagnação nos anos finais.

Até quando nossos governantes vão fazer de conta que tratam a educação com seriedade?? Promessas de campanha apontam para o tema, sempre, porém as ações são inexistentes. O que um governo faz é descontinuado pelo seguinte, não importa se era algo de valor ou não. Até quando vamos conviver com essa situação? O Estado já está pagando caro por essa conta.

Para não colocar toda a culpa no governo, pergunto: quando que os pais vão parar de terceirizar a educação de seus filhos para a escola? As crianças devem chegar já educadas de casa e sabendo que a escola e os professores são para serem respeitados. Valores, respeito e bons modos se aprendem desde o 1º dia de vida, com exemplo e determinação dos responsáveis.

Filhos educados são filhos fora do presídio, no futuro!

Não aguento mais ouvir pessoas falando errado: "com nós", o certo é "conosco", por exemplo. Sem falar que as novelas e outros programas de grande audiência são grandes aliados do péssimo português, infelizmente! A TV deveria ser usada para ensinar e não ao contrário. Você já parou para pensar nisso???

Escrever, então? Nem se fala. Basta acessar as redes de relacionamento para ter certeza de que o nosso povo e a nossa educação estão, literalmente, entrando pelo cano.

A Educação é um problema de todos, pois somente ela vai verdadeiramente transformar esse país.

Se você chegou até o final desse texto, parabéns, pois nem ler as pessoas sabem mais. Enfim, desabafei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário