Meu colega, Rodrigo, participou de um evento sobre a gestão nos Parques Disney. Ele nos repassou alguns conceitos que achei muito interessante e gostaria de dividí-los com meus leitores.
Os atendentes da Disney são treinados para estarem em plena sintonia com a emoção dos clientes, isto é, ao chegar estão eufóricos e vibrantes (pois os clientes estão descansados e cheios de expectativas), ao final do dia estão mais calmos (pois os clientes podem estar cansados de caminhar um dia todo pelos parques).
As crianças devem ser tratadas de igual para igual, então, abaixe-se e olhe-as nos olhos; Na Disney há o centro de pais perdidos e não de crianças perdidas. Muda o enfoque e não amedronta a criança por estar perdida.
Outro fato que registrei foi sobre o modo que os atendentes são treinados para responderem as perguntas óbvias. A orientação é: não importa se você já respondeu essa pergunta 100 vezes hoje, é a 1ª vez que essa pessoa faz essa pergunta pra você.
Bom refletir sobre isso, não é?
As 3 perguntas mais frequentes são:
1) Onde é o banheiro?
2) Onde está o Mickey?
3) A que horas é o desfile das 3 da tarde?
A 3ª pergunta poderia ser respondida de qualquer forma, pois a resposta está contida nela, de qualquer forma, descobriram que a timidez das pessoas não as deixam perguntar o que realmente querem saber, coisas do tipo:
Qual é o melhor lugar para eu ficar? Quanto tempo de antecedência devo chegar para poder sentar, já que estou acompanhado de crianças? entre outras coisas...
Nós, brasileiros, já temos mais descontração, mas posso imaginar perfeitamente essa cena pensando em japoneses, chineses....
Não é à toa que a Disney usa o slogan: Where dreams come true! Onde os sonhos se tornam realidade. Emoção cuidadosamente estudada para trazer a magia da infância retornar pra você!
Mas onde está o Mickey?
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